Tudo Sobre Fotografia

Como ganhar uma renda extra tirando fotografias

14

No artigo de hoje, vamos falar sobre como ganhar uma renda extra tirando fotografias. Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm buscado fontes de renda alternativas, seja para complementar o seu salário ou até mesmo para trabalharem como autônomas.

Independente de qual é o seu objetivo, saiba que existem algumas dicas simples que você pode seguir para começar a ter essa renda extra. Ao longo desse artigo, vamos focar na fotografia e em como você pode ganhar dinheiro fazendo o que ama.

Faça um curso de fotografia

Antes de mais nada, será preciso se profissionalizar. Por mais que você goste de fotografar, tenha um bom olho e já consiga tirar ótimas fotos, estudar sobre o assunto pode fazer toda a diferença no seu resultado final.

Portanto, antes de começar a traçar um plano, procure um bom curso de fotografia. No curso, você vai conhecer diferentes equipamentos e técnicas para a fotografia profissional. Além disso, você conhecerá o trabalho de grandes fotógrafos e terá referências para criar o seu próprio estilo de trabalho.

Felizmente, a oferta de cursos de fotografia é muito grande. É possível estudar presencialmente ou online, com diversos professores ou um único especialista. Logo, basta escolher a opção que mais combina com o seu perfil para começar a se profissionalizar.

Não se preocupe com o equipamento perfeito

Outra dica importante é usar o que você tem em mãos. Muitas pessoas se preocupam em comprar a melhor câmera do mercado antes de começar a ganhar uma renda extra tirando fotografias. Porém, além de comprometer o seu orçamento, toda essa espera pode fazer com que você perca muito tempo.

O mesmo vale para outros acessórios, como painel de LED, backdrops de fundo infinito, enfim. Aprenda a trabalhar com o que você já tem, aproveitando cenários ao ar livre e a luz natural, por exemplo. Com o tempo, você pode comprar materiais mais caros com o dinheiro que ganhar com os primeiros projetos.

Crie um portfólio online

Então, será preciso começar a divulgar o seu trabalho. No caso da fotografia, uma das melhores formas de fazer isso é criando um portfólio online.

Esse portfólio pode ser um site ou até mesmo um perfil no Instagram. O importante é que você selecione as melhores fotos e deixe seu trabalho disponível para que possíveis clientes possam encontrá-lo.

Aliás, vale mencionar que o Instagram é uma ótima ferramenta para isso. Com uma conta comercial, você tem acesso às diversas ferramentas da plataforma, como a possibilidade de impulsionar suas publicações e alcançar muitos clientes em potencial.

Outra grande vantagem do portfólio online é que você sempre terá exemplos do seu trabalho em mãos. Afinal, podem surgir novas oportunidades de projeto quando você menos espera!

Envie seu trabalho para possíveis clientes e agências

Com o portfólio pronto, você pode começar a ganhar uma renda extra tirando fotografias ao enviar o seu trabalho para clientes e agências. Existem muitas empresas que montam uma cartela de fotógrafos que serão convocados de acordo com cada projeto.

Fazer parte dessa lista pode ser o pontapé para que você consiga novos projetos. Afinal, as agências entrarão em contato sempre que tiverem trabalhos que se encaixam em seu perfil.

Além disso, uma boa dica é procurar grupos nas redes sociais focados na contratação de fotógrafos, principalmente no Facebook. Nesse grupo, pessoas que precisam de profissionais publicam suas demandas, com datas e valores disponíveis. Com isso, você pode avaliar sua disponibilidade e, então, entrar em contato com o cliente.

Procure grupos de sua própria cidade e busque ser ativo nessa comunidade. Dessa forma, as pessoas podem se lembrar de suas publicações no grupo e entrar em contato diretamente com você.

Organize bem suas finanças

Por último, vale ressaltar que organizar as suas finanças também é muito importante para quem quer ganhar uma renda extra tirando fotografias, tendo diversas possibilidades de sites para vendê-las. Afinal, você terá uma fonte de renda nova e isso pode acabar comprometendo seus planejamentos.

Uma simples planilha no Excel já pode resolver esse problema. Procure registrar todos os seus projetos, ganhos e até mesmo quanto pretende investir em novos equipamentos. Assim, você não perde o controle da sua renda.

Viu só como ter essa renda extra pode ser mais fácil do que você imaginava? Além de complementar seu orçamento, tirar as fotografias pode ser algo extremamente prazeroso e que vai funcionar tanto como um hobby, como atividade profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.